As leguminosas são geralmente parte de nosso inventário básico de alimentos no inverno: nunca faltam os pratos e potajes de lentilhas, grão de bico ou feijão. Com as mudanças de estação, vamos mudando certos alimentos que são sazonais (por exemplo, os pepinos ou as abóboras), mas os legumes estão disponíveis todo o ano e podemos levá-los também no verão.

Costumamos pensar que os legumes vão apenas em pratos quentes e por isso talvez nos apetecer menos quando faz calor, no entanto, só temos que mudar um pouco o chip de se beneficiar de suas propriedades também no verão.

1. Saladas

É uma das formas mais simples de tomar legumes. A qualquer salada podemos colocar umas lentilhas (cozidas e escurridas, frias), cerca de grão-de-bico ou umas feijão, que ficam muito bem. Nos dão um ponto de cremosidade e farão muito mais nutritivas que as nossas saladas.

Se queremos um extra de sabor, podemos dorarlas primeiro a panela com especiarias, e deixe que arrefeçam antes de usá-las na salada.

Outra forma de adicionar é germinándolas. Os rebentos de soja não são a única vegetal que podemos tomar germinada, também as lentilhas, feijão moyashi, azuki, lentilhas, etc., Germínalas em casa como qualquer outra semente. Você só terá que prestar atenção ao seu ponto justo, o que pode levar mais tempo para os grão-de-bico e feijão (são mais grandes e duras).

Como a soja também é uma feijão podemos acrescentar seus derivados com muito conforto: tofu em daditos, tempeh grelhado, natto fresco, edamame assadas ou torradas, etc.

2. Patês e cremes

Se não queremos comer os legumes inteiros ou queremos inovar um pouco mais, podemos fazer patês e cremes vegetais.

O humus é o mais conhecido e mais fácil de fazer, mas você pode fazê-lo com lentilhas ou feijão no lugar de grão-de-bico. E partindo da mesma base, adicionar também nozes, tomates secos, cogumelos ou qualquer outro ingrediente que você gosta.

Pura cremosidade

Com as leguminosas germinadas também podemos fazer patês e cremes, apenas tem que bater bem com a batedeira até que fique um creme agradável.

3. Sanduíches e lanches

Embora possa parecer estranho, as leguminosas são um ingrediente excelente para estas preparações. Pense por exemplo em alguns enrolados com feijões pretos, umas hambúrgueres de feijão, uns pães pita com salada e lentilhas com especiarias, ou um sanduíche de falafel com humus.

Se você tem patês e cremes já feitos, só tens que untarlos no lanche ou sanduíche que você quer fazer. Simples assim.

4. Snacks

Além dos frutos secos clássicos, como as amêndoas torradas ou as nozes, podemos tomar por exemplo o amendoim (sim, é um vegetal), sementes de soja torrada, grão-de-bico torraos, favas secas, como torradas, ou mesmo torrado em casa cerca de grão-de-bico (previamente cozidos e bem escorridos), com uma pitada de sal, ao forno.

Proteína vegetal

5. Smoothies e smoothies

Talvez os melhores legumes para isso não sejam os grão-de-bico ou lentilha, mas sim a soja.

Nós Podemos fazê-los com leite de soja, caseira ou comprada, tofu (tofu silken ou tofu mole), iogurtes de soja, etc. e acrescentar as frutas que você quer (por exemplo morangos) e algum outro sabor mais que goste (canela, baunilha, cardamomo, etc.). Depois podemos deixá-los na geladeira para tê-los fresquitos.

Se, ao ir para bebê-los você vê que se têm separado dos sólidos, você tem que agitar bem o frasco de um par de minutos para que a massa esteja fresco.