O que são os shakes de proteínas?

São compostos cujo principal ingrediente é o soro do leite (whey), o tipo de proteína mais comum do mercado e o mais recomendado por seu alto valor biológico.

O que é o valor biológico?

É o grau de assimilação pelo organismo que tem uma determinada proteína. Pode ser considerada de alto valor biológico, quando leva os nove aminoácidos essenciais de que precisa o ser humano, o que ocorre com as proteínas de origem animal.

Qual a quantidade de proteína leva um batido?

O percentual que os atuais produtos varia entre 20% e 90%, valores que tendem a complementar-se com outras de carboidratos e aminoácidos.

Quando é melhor tomar os shakes?

O mais aconselhável é fazê-lo em, no máximo, 45 minutos após o fim de seu treinamento. Deverá prescindir de seu consumo nos dias que não treinar.

Em sua justa medida

Um dos erros mais frequentes no consumo de shakes de proteínas é cair no abuso. Um homem sedentário deve tomar diariamente entre 0,8 e 1 grama de proteína para cada quilo de peso. Esta quantidade aumenta o intervalo entre 1,2 e 1,4 gramas por dia por quilo de peso em homens que fazem um treino de força. Por exemplo, se você pesar 75 quilos e treinar moderadamente, deverá ingerir cerca de 97,5 gramas de proteína a cada dia.

Os especialistas concordam que, em qualquer caso, não deve ultrapassar os 2 gramas por dia por quilo de peso. Fazê-lo não comporta nenhuma melhora no desejado processo de hipertrofia muscular e sim implica assumir alguns riscos para a saúde. Assim o ratificou em seus estudos, o professor José Maria Heredia, do departamento de Educação Física e Esporte da Universidade de Granada: “Os sintomas mais comuns de abuso de proteínas são a desidratação e o aumento de carga de trabalho ao fígado, podendo mesmo vir a ocorrer uma cirrose”.

O cálculo renal é outra das consequências clássicas, a longo prazo, já que o excesso de proteínas é eliminado do corpo pela urina. Sua dieta hiperproteica também pode se voltar contra você e lhe causar problemas de obesidade, já que os restos de aminoácidos são transformados em ácidos graxos e triglicerídeos. Assim, é imprescindível que você controla bem as quantidades.

Tenha em conta que uma dose normal de proteína em pó -uma colher de sopa diluída em água ou em leite – costuma rondar os 50 gramas, o que significa que, se a proteína é de 90%, você está consumindo cerca de 40 gramas, uma elevada percentagem do total diário. O restante deve provir de uma dieta variada.

Um tipo para cada tipo

Se você é…

…novato: Concentrado de soro de leite
…treinador noturno: Proteína de caseína
…intolerante à lactose: Isolado de soro de leite
…vegetariano: Proteína de soja
…de estômago delicado: Proteína 100% hidrolisada